junho 16, 2010

MEGA AGRUPAMENTOS

Recebi hoje este email. Vendo pelo mesmo preço, mas sei que é verdade. Não faço comentários. Cansei. Ando zangada com a escola... mas estou preocupada.

A bomba está prestes a explodir..o silêncio forçado ou não sobre o assunto é evidente, a comunicação social nada refere, os sindicatos parecem nem saber o que se passa, só o estrondo da explosão é que é capaz de abalar o sonambolismo que reina depois de algumas batalhas parcialmente conseguidas pelos sindicatos do reino da educação. O estrondo acordará os adormecidos mas será tarde demais.
Com o pretexto da poupança ou quem sabe por uma pequena vingança, porque para o governo os professores são a espinha cravada na garganta, vão surgir os Mega Agrupamentos, que levarão muitos professores e outros profissionais da educação para o desemprego.
É ainda um segredo dos deuses, mas muitos directores já estão a ser chamados às DRE`s (Direcções Regionais de Educação) para fazer a fusão de agrupamentos. O principio, segundo algumas vozes, é um Mega Agrupamento por concelho com alunos do 5º ano ao 12º ano. Podemos ter agrupamentos com 5.000 alunos e que as suas unidades de estabelecimento podem estar a dezenas de quilómetros. Com os Mega Agrupamentos vão surgir os Mega Departamentos, o que pressupõe que as reuniões de departamento podem ter 100 ou mais professores. Um professor passa a ter mobilidade no agrupamento e o seu horário será completo dentro do agrupamento onde as escolas podem estar a dezenas de quilómetros entre elas. Assistentes administrativos e assistentes operacionais que se cuidem também porque as coisas não são para ficar como estão, se assim fosse não se mexia.

A gestão actual tão defendida pelo governo do Director por escola/agrupamento tem 1 ano e já tem os dias contados, porque a fusão em Mega Agrupamentos vai originar só um Director por Mega Agrupamento.

Enquanto estamos entretidos com o Mourinho e com o campeonato do mundo de futebol, vamos descurando as guardas e os vampiros com o silêncio das vozes vão fazendo das suas.


Agostinho Silva

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Embora já esteja aposentada estes assuntos interessam-me e preocupam-me...
Mega-Agrupamentos serão um erro, se chegarem a ser implementados1

Abraço

oquintoA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tsiwari disse...

é um terror...